Deixando o Rosto em Forma... Por Camila Bovi

DEIXANDO O ROSTO EM FORMA



A gravidade faz misérias com a pele e os 42 músculos do rosto. Tensão, flacidez e linhas marcam e obscurecem a expressão. A ginástica facial ajuda (e muito) a manter a pele boa e os músculos no lugar. E pode ser feita até no trânsito.

Cuidados básicos

Para evitar que a pele se rache durante os movimentos, antes de cada sessão limpe bem todo o rosto e o pescoço e aplique sobre eles uma boa quantidade de hidratante. Antes de fazer os exercícios, avalie seu rosto diante do espelho - e procure, em fotos de familiares, as regiões da face geneticamente mais propensas às rugas e às marcas. São essas que você precisa atacar.

Qual é o PROBLEMA?


A ginástica facial deve atacar as regiões com marcas de expressão, que tendem a se aprofundar com o tempo. Para identificar esses sinais observe-se no espelho seguindo os passos 1 e 2. Antes de começar os exercícios faça movimentos de relaxamento (3).

1- Com os lábios encostados, dê um leve sorriso, sem mostrar os dentes. Veja se as maçãs ficam salientes e se a pele entre o pescoço e o queixo está flácida ou com muitas linhas.

2 - Abra um sorriso. As linhas entre a boca e o nariz estão marcadas? Há linhas horizontais na testa? Sulcos entre as sobrancelhas? Flacidez ou inchaço nas pálpebras? Rugas no canto dos olhos?

3 - Ombros e pescoço tensos formam mais marcas no rosto. Incline a cabeça para um dos lados e estique o ombro oposto com a mão contrária, alongando o músculo. Faça o mesmo do outro lado.

Faça BIQUINHO



Estes exercícios suavizam as rugas ao redor dos lábios e as marcas entre o nariz e a boca. Também ajudam a modelar o rosto, realçando as maças.
1 - Faça um bico e, em seguida, abra os lábios sem distanciar muito os dentes. Sinto a musculatura das maçãs esticando. Fique 5 segundos e faça o próximo movimento.
2 - Puxe os lábios para dentro como se fosse engoli-los e, em seguida, faça um bico. Alterne as posições, ficando 5 segundos em cada uma. Repita 20 vezes.
3 - Com a ponta dos dedos, massageie a região em movimentos ascendentes, do sulco entre o nariz e a boca às maçãs. Sinto os músculos da região sendo tocados.

Reforce o CONTORNO



A pele delicada do pescoço e do maxilar sofre com o efeito da força da gravidade. Tende a ficar flácida - o que deixa o contorno do rosto pouco marcado.
1 - Estique o pescoço e olhe para cima. Jogue 20 beijos para o alto. Procure sentir o músculo do pescoço bem esticado e se movimentando enquanto faz o exercício.

2 - Pressione a ponta da língua contra o céu da boca, mantendo-a perto das amídalas. Deslize o dedão por baixo do queixo, de trás para o frente e de um lado poro o outro. Repita 20 vezes.

3 - Começando par trás das orelhas, massageie o pescoço para drenar líquido acumulado na região. Fazendo ondulações suaves, desça pelas laterais do pescoço até os ombros.

Não se PREOCUPE



Paro eliminar as rugas do cenho ou do meio da testa (as rugas de preocupação), é bom estimular a circulação da região.
Comece "alisando" a testa com movimentos ascendentes dos dedos indicador e médio das duas mãos, desde as sobrancelhas até a raiz do cabelo. Depois, com o indicador e o polegar de uma das mãos, belisque as rugas de leve 20 vezes.
Abra os OLHOS



Especialmente delicada, a região é propensa a rugas, olheiras e inchaço.
Faça estes exercícios para levantar as pálpebras e deixar os olhos bem abertos.
1 - Arregale bem os olhos até ver a parte branca em volta da íris. Sem relaxar a musculatura, tente fechar os olhos sem encostar os cílios, como se quisesse ver mais longe. Repita 20 vezes.

2 - Com os olhos arregalados, faça movimentos rápidos - para um lado e para o outro - 20 vezes. Coloque a mão na testa para evitar rugas. Relaxe e faça mais duas séries de 20 movimentos.

3 - Ainda com os olhos bem abertos, levante-os o máximo que puder, tentando ver o teto sem mexer a cabeça. Fique 5 segundos e volte os olhos para a frente. Faça 5 vezes.

Sem INCHAÇO



Estas massagens são um tratamento rápido para reduzir imediatamente o inchaço debaixo dos olhos e das pálpebras superiores.
1 - Com a ponta do dedo indicador, pressione delicadamente o canto interno de um olho. Solte. Aperte a parte central da pálpebra inferior. Solte. Pressione o canto externo. Solte e faça no outro olho.

2 - De olhos fechados, pressione o canto externo dos olhos com a ponto dos dedos indicadores por alguns segundos. Deslize os dedos até as têmporas. Repita o movimento três vezes.

3 - Pince o canto interno das sobrancelhas com o indicador e o polegar de cada mão por alguns segundos. Deslize os dedos até o canto externo, acabando nas têmporas Repita três vezes.
Beijos nas ginastas!
Camila Bovi (Bom Senso na Make)
Fonte: Cuide Bem da Sua Vida e Style Hive.

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12 Responses so far.

  1. Fazer caretas é bom pra pele do rosto...rsrsrs
    Marília, fala com a Jac sobre a foto de perfil dela; já avisei ontem, mas acho q ela não viu o comnetário no post; tá escrito bem na testa dela "idiota", com letras maiúsculas. Veja lá, nos dois blogs estão.
    bjs

  2. Gostei das dicas... mto interessante msm!
    Sabia o q vc devia fazer? Coloca um botão de retweet nos posts pra ficar mais fácil a divulgação dos posts no twitter e as pessoas poderem conhecer aqui tbm.

    Bjks

  3. Eu faço essa ginástica há um tempinho (essa mesma que você botou as fotos) e funciona mesmo.
    Quando puder, dá uma passada no meu blog de comprinhas.
    bjos
    Silvia

  4. Amanda says:

    Sempre ouço falar dos benefícios da ginástica fácil, mas nunca me animo, vamos ver se agora vai!!

  5. Amanda says:

    Adorei o layout do blog, ficou mais clean, arrasou amiga!!

  6. vany24 says:

    Oiiiiiiiiiiiiii, bastarde amei a matéria, to há um tempo querendo postar sobre isso lá no meu bloguito tb!

    Por falar em meu bloguito, dá uma ida lá http://mulherquermaisqueisso.blogspot.com/2010/06/krak-krak-krak-ganhei-1-selinho.html tem selinho pra ti!

    bjks

  7. Amei as dicas!!
    Vou praticar hoje mesmo!
    Beijos Chics
    Bella
    www.portalbelezachic.blogspot.com

  8. oii este pst foi tudo de bom, ameiii!!! ah e este layout está lindo!!!
    beijão
    sermulhereomaximo.blogspot.com

  9. Jac Bagis says:

    já tô malhando o rosto!!!

    ótimo post camila!!!!

    bjs

  10. Meu Deus! AMEI o post...
    Parabéns meninas!!!
    BjoO

  11. Liliane says:

    Nosssssssaaa pode não parecer mais essa massagem faz uma diferença depois de um dia stressante de trabalho. Meninas sabe aquelas linhas temporárias de expressão depois de um dia de caras de bocas de raiva?Pois é, faço uma massagem principalmente nas áreas dos olhos e testa e depois de 30 min. já está nova e pronta para o outro dia. Você pode não acreditar, mas melhora mesmo sou adépta desde que descobrir.

  12. Vou tentar e ver se funciona!

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