O Princípio 90/10 – Stephen Covey



Na minha postagem sobre a Renata do livro Vin ni mim lili demorada, a Ana do Incongruente Lisura me chamou a atenção para um princípio o: 90/10, resolvi ler e pesquisar mais, mas por mais pesquisas que fizesse o melhor mesmo que achei foi o link que ela me mandou do blog Diário de Bordo – Daniel Kamakura. Bem esse princípio é de um livro do Stephen Covey e acho que muitas de vocês vão gostar e repensar:

O Princípio 90/10 – Stephen Covey

Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como? Com sua reação.

Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.

Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.

Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. Pense: por que seu dia foi péssimo?

A) por causa do café?

B) por causa de sua filha?

C) por causa de sua esposa?

D) por causa da multa de trânsito?

E) por sua causa?

A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: “está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado”. Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.

Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por que? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos o afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.

Como reagir a alguém que o atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por que perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.

Pode mudar a nossa vida!

Nota: Stephen Covey também escreveu o best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” que fala sobre como você mudar sua atitude, ser mais pró-ativo, saber priorizar suas tarefas, melhorar seus relacionamentos e diversos outros assuntos.

Eu confesso que pra mim, mudar as minhas reações é muito dificil, principalmente quando vc aderiu elas ao seu eu, mas se fizermos um esforço poderemos sim! Porque o principal de vc não machucar a si mesmo mudando suas reações e não machucar os outros.

Eu não tive outra alternativa que foi copiar mesmo, mas para quem quiser mais saber clica no blog do Daniel, ele tem umas idéias muito legais. E acho que essa citação foi muito importante.

Beijos com mais paciência

Categories:

6 Responses so far.

  1. Marília querida! ganhei o dia com seu comentário no meu blog, obrigada! beijos

  2. Má, mal comparando, é a tal da gentileza que gera gentileza, tudo o que vc faz na vida, vai ser respondido da maneira de como vc se comporta, se for com impaciência, é com impaciência que vai voltar para vc, e assim por diante, é um exercício diário, difícil, mas que só traz recompensas positivas, vale o esforço!! Beijocas

  3. Carolina says:

    Falo muito sobre isto, que para mim está diretamente linkado com o aja e não reaja perante a vida. Tudo é uma questão da forma como voc~e enxerga o que te aontece, pode existir pedrinahs no caminho ou montanhas. Tudo depende como você encara.
    Que boa surpresa começar o dia com um novo blog bacana!
    Gostei daqui!
    Vou voltar.
    bjos meus e boa semana!

    PS+ Lindo o layout.

  4. Eliane says:

    Tai pra começar o dia vc já deu uma maozinha pra me ajudar com os meus 90% Muitos beijos.

  5. Que bom que voce resolveu escrever!
    Tento sempre seguir esse preceito, mas sei que não é fácil.

    Mas a vida é isso aí, né? "viver e aprender"

    Beijão, moça!

  6. Tudo certo!!Concordo em gênero, número e grau!Bjs

Leave a Reply

Comentários são muito bem vindos, sempre, a opinião mesmo que contrária será sempre respeitada. Porém aqueles que fugirem às regras do respeito mútuo não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.