Alguém Conhece? Thoni Litsz

Meninas, agora a entrevista é com o homem mais charmoso, mais chique, mais criativo e com uma história de vida fantástica: Thoni Litsz. Ele é arquiteto e urbanista baladíssimo, claro competência é tudo né?! Conheci o Thoni indo à um evento no Casa Show junto com a Rejane Medeiros diretora da Espaço Mídia, os dois já são amigos de longa data e eu ali no meio  dessas duas figuras mega maravilhosas, dentro do táxi já me apaixonei, ficamos trocando um monte de figurinhas e olha a educação dele é de invejar qualquer lorde inglês. 

R= obrigado linda, vc é muito gentil...

Viram como ele é educado?

Thoni nasceu em São João Nepomuceno - MG e veio para o Rio em 12/12/2004, é o filho mais Velho de Tereza L. Detoni e Jovandir Gonçalves, irmão de Jordan Detoni Gonçalves, e se formou em arquitetura e urbanismo na Santa Úrsula, especiliando-se em arquitetura de interiores comerciais e residenciais em Portugal na Universidade Antônio Arroios em Lisboa. Ele se destaca na área de estética projetando vários salões de beleza de toda nossa terrinha tupinquim, com uma linguagem contemporânea, clean e funcional. Como ele mesmo se define pós-contemporâneo, seus trabalhos são de uma criatividade e beleza, que sei lá meninas só vocês conferindo no site e no blog dele. Pois é Thoni amou a onda blogueira e se tornou um de nós também. Então vamos lá:

Coisas da Gigi: Thoni uma pergunta que faço à todos, há vida fora da net?
R: sim... tenho pouco tempo para me dedicar a net, por isto o pouco tempinho que tenho aproveito para twittar, atualizar o Facebook e dar um alô a todos os meus amados amigos virtuais...

Coisas da Gigi: Além de seu trabalho, o mais te agrada fazer?
R: Adoro viajar, em especial para lugares onde posso passear, fazer novas amizades, desfrutar de uma ótima companhia e de uma paisagem maravilhosa...

Coisas da Gigi: Me diz uma coisa, Você sobe nesse palco, sua alma cheira a talco como bumbum de bebê? Você gosta de tanto sucesso e de brilhar tanto? Como rola isso pra você?
Rs... adorei a colocação... rs... olha adoro ver meu trabalho sendo visto por outras pessoas, e amo saber que deixei alguém feliz usando minha arquitetura... Acho que sucesso é consequencia de um bom trabalho, de honestidade e de dignidade em sua profissão. Vejo a minha vida como uma grande batalha, onde tenho que todos os dias trabalhar muito para me sentir satisfeito... Amo o que faço, por isto me dedico.

Coisas da Gigi: Como é o Thoni no dia a dia?

Um homem honesto, bem humorado, tranquilo, carinhoso, atencioso, gentil, verdadeiro, amigo, que adora sorrir e fazer as pessoas ao meu lado compartilhem bons momentos, com direito a boas gargalhadas...
Meu dia a dia é muito corrido, com muitos compromissos de trabalho para cumprir.
Mas sempre que posso me dedico aos meus grandes, bons e verdadeiros amigos e a minha familia, que representa meu porto seguro...
Coisas da Gigi: Então me conta como começou sua paixão pela arquitetura? E como você se autodefine?

Costumo dizer que minha paixão surgiu ainda na barriga da minha mãe... Desde muito cedo eu desenvolvi um talento de desenhar, minha mãe conta que quando eu tinha 5 anos ela me dava lápis e papel para desenhar, para me acalmar.
Sempre gostei de interiores, de iluminação e o mais importante de ficar em casa...
Acho que como um eterno apaixonado pela vida, minha profissão e pela arquitetura...rs... daqueles românticos a moda antiga... com direito a saraus, chá na varanda e cortejo.
Como o Edward da saga crepúsculo... rs...

Coisas da Gigi: Qual ou quais os trabalhos que mais te deram satisfação?


Isto é muito difícil de dizer, acho que amo todos com a mesma intensidade!
Mas alguns são especiais, como é o caso das lojas da Inusittá.

Coisas da Gigi: Eu sei que você tem uma história de vida fantástica, conta pras minhas leitoras?


Bom, não sei por onde começar...rs... Nasci no interior de Minas, minha família é de Italianos por parte do meu avô (Ceciliano) e poloneses por parte da minha avó (porém a família da minha avó se mudou para Buenos Aires no pós guerra), e português por parte de pai (de Viseu).
Sai de casa aos 15 anos para estudar em Juiz de Fora - MG, onde fiz o meu segundo grau e passei para o vestibular de Belas Artes e para psicologia, comecei as duas faculdade, mas abandonei psicologia no quinto período, me formei em Belas Artes na UFJF e passei para o vestibular de arquitetura na CESGRANRIO em 2 lugar geral, dai escolhi na época a USU que era considerada na época a melhor da América Latina. Chegando ao quinto período resolvi morar em Portugal e transferi minha faculdade para Lisboa para a Antonio Arroios, mas eu teria que voltar para o primeiro período para pedir equivalência, como eu tinha um contrato com uma agência de modelos de 18 meses eu optei por fazer o curso de decoração de interiores que tinha a duração exatamente desta mesma data. Me formei em Interiores em Portugal e quando voltei ao Rio de Janeiro eliminei 2 períodos inteiros de faculdade e acabei por me formar junto com a minha turma de que entrei na faculdade. Comecei a trabalhar desde muito cedo, pois sempre dei aula de pintura a óleo, desenho de carvão e pintura em aquarela.
Para não depender do dinheiro da minha família, e ajudar a minha mãe a não ter esta despesa extra, que é um filho estudando e morando fora. Trabalho com artes desde que me entendo por gente, e experimentei todos os tipos de arte que vc puder imaginar, desde moda, teatro, cinema, desenho, pintura, escultura, me identifiquei e me apaixonei pela dona Arquitetura e vivemos até hoje um lindo caso de amor... rs

Coisas da Gigi: Me diz, você tem uma fonte de inspiração? Daonde você tira tanta criatividade?


Sim tenho, a casa do meu cliente.
Da minha infância, e dos materiais alternativos para evitar tanto lixo poluindo nosso planeta.

Coisas da Gigi: Você já chegou ao ponto de daqui já está bom, ou ainda quer mais? 

rs... acho que esta entrevista vai ter que ser editada...rs..kkkkkkkkkk
Coisas da Gigi: Eu sei que você já saiu em várias revistas e programas de TV, me conta quais foram e como foi cada experiência?

Sinto o mesmo de sempre...rs... como se tivesse feito algo que agradou a imprensa.

Com humildade estou caminhando para onde Deus me guiar.

Coisas da Gigi: Pra fechar o que vem mais de Thoni por aí?

Neste ano na mostra Morar Mais por Menos criei um estúdio apartamento de quarto e sala, totalmente sustentável, com muitos lançamentos...
A Orlean se preocupou em trazer para lançar no meu espaço tecidos totalmente sustentáveis, um papel de parede fantástico, também sustentável.
A Inusittá esta lançando a minha linha Eco Straith de quarto que é feita de laminado de bambu e recouro (que é um couro que usa restos de couro para sua composição).
Enfim, vale a pena conferir,
A mostra vai ser aberta ao público no dia 11/08 e vai até 19/09 na Pequena Cruzada de Santa Terezinha do Menino Jesus na Lagoa.
Nossa... como falei... rs... 
Vocês querem saber mais do Thoni e ver seus mega trabalhos? Então acessem: www.thonilitsz.arq.br e http://thonilitsz.blogspot.com/

Beijos e até a próxima!

Categories:

7 Responses so far.

  1. Menina, mudou tudo de novo?? Ai nossas almas inquietas rssss!!! Nao conhecia esse mocinho nao, me senti tao por fora agora rssss, vou fuxicar mais, beijos

  2. Adorei conhecer esse profissional super comtetente, talentoso e muito simpático!!!! Estou amando essa coluna, Marília! É ótimo conhecer gente criativa!!!! Beijão!

  3. adoorei seu blog !


    Comenta?
    www.coisa.demenina.zip.net

  4. Oieee linda, adorei sua página, e em especial te conhecer. Hoje estava lendo O Globo caderno morar bem e dei de cara com meu projeto no Morar mais por menos. Vale a pena conferir...rs...
    Adorei sua versão da minha vida, obrigado, e um beijão para todas vocês seguidoras do Blog Coisas da Gigi e a você Marilia meu abraço especial.
    Thoni Litsz
    http://thonilitsz.blogspot.com/

  5. Unknown says:

    Eu conheço!!! Além de um profissional competente, antenado e comprometido, é sem dúvida nenhuma um ser humano especial!!!
    Sucesso e reconhecimento merecidos!

  6. Ai que chique sua entrevista!! parabéns!!
    ah e amei o layout novo, fcou lindo!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

  7. Oi lindona!!
    To esperando seus fotos ein!!

    bj

Leave a Reply

Comentários são muito bem vindos, sempre, a opinião mesmo que contrária será sempre respeitada. Porém aqueles que fugirem às regras do respeito mútuo não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.