O Haiti é aqui! Caetaneando.


Eu não queria falar antes sobre a tragédia do Haiti, pois foi algo que me chocou muito e ainda estava digerindo isto (e ainda estou). O país mais pobre das Américas e já tão cheio de conflitos: religioso, políticos e com uma guerra civil após a deposição do ex-presidente.

Geralmente quando acontece uma tragédia ficamos nos perguntando o porque?

Sério o porque daquele país já tão sofrido, agora acontece uma tragédia dessas?

E os estrangeiros que morreram lá porque estavam em missão de paz?

As tragédias que não são naturais, nós conseguimos achar culpados: Quando um ser humano é assassinado brutalmente, sequestrado ou essas histórias hediondas, existe um culpado do outro lado. Mas nesse caso foi um desastre natural, além as pessoas maravilhosas que estavam lá ajudando o país, existem tambem os que lá habitavam há anos sofrendo com o caos que o país se encontrava.

Muitas pessoas maravilhosas, conhecidas morreram, mas há também os célebres desconhecidos.
As famílias que foram atingidas e que até choram choram por suas perdas.

É inconcebível para nós, que só sabemos pelos canais de comunicação, sentir o que essas pessoas estão sentindo e pensar que aquilo poderia acontecer conosco. A dor que nós sentimos por compaixão é mil vezes menor que a dor das pessoas que estão lá, vendo, assistindo a tudo em volta.

Claro há casos como Zilda Arns, que para nós é conhecida, a vida e sua compaixão enorme pela humanidade. Mas há outros que também estavam e ainda estão lá. E é nesses momentos em que eu acredito na humanidade, pois percebo a mobilização do mundo em ajudar aos que ficaram.

O país que já era tão sofrido, ficou mais ainda, mas a percepção que o ser humano ainda se importa com sua raça me emociona muito mais.

Já é muito triste ver as situação em que o país ficou, mas pensar em como vão restaurar tudo, com tanta pobreza me aflige muito mais.

Eu espero que tudo acabe bem, mas ainda, espero que agora possam olhar muito mais para esse país que estava abandonado e afligido por conflitos internos.

Pedimos para que as forças da natureza não atinjam mais nem esse nem outro país, para que possamos ter a esperança de viver sem essas tragédias naturais porque vivemos em mundo aonde já bastam as tragédias concebidas pelo homem.

Coloquei uma foto do país sem os estrondos e a amargura, mas uma foto bonita, para nos lembrar que de como era e de como pode ficar novamente.

E só.

Categories:

One Response so far.

  1. Má, esse assunto me arrasa amiga, que coisa mais triste!! Vc sabe que minha sogra tinha estado lá mês passado, num cruzeiro, amou uma ilha chamada L´Abadee, trouxe até uma lembrança para Pandinha, achou um povo maravilhoso!! Nossa, dá muita pena ver isso tudo acontecer!! Temos alguns amigos militares em missão na Africa, sempre ficamos pensando neles nesse momento!! Um beijão querida

Leave a Reply

Comentários são muito bem vindos, sempre, a opinião mesmo que contrária será sempre respeitada. Porém aqueles que fugirem às regras do respeito mútuo não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.