Terapia do Riso + Comédias


Em uma das minha sessões com minha psicanalista em que estava em crise de pânico, perguntei à ela se eu podia fazer alguma coisa além dos remédios e sessões para melhorar na hora em que a coisa estava feia, se eu tinha algum mecanismo para dar um "estalo" em minha mente e voltá-la para outros pensamentos tirando o sentimento de pânico do seu status de 1º lugar.

Ela começou a me dar mil motivos em que pensar, tipo: Você poderia fechar os olhos e pensar em um lugar onde você gostaria de estar e que te faz bem.

Muito bem começou mal, eu pensei. Não gosto de praia, tomar sol, areia nos pés, sal na pele, tudo isso me incomoda.

Gostava de fazer trilhas mas com o tempo, fiquei rabujenta e mosquitos, aranhas e qualquer outro bichinho que pudessse me picar e fazer um "estrago" em mim me fazia mal só de pensar.

Cachoeiras, não. Praia, não. Nesses momentos qualquer lugar vai me fazer mal, porque estou tão focada no pânico que acabo não conseguindo pensar em nenhuma reação boa que esses lugares vai me trazer.

Então na época estava no ápice o show "Nóis na fita", que eu assisti pelo You tube e depois em DVD. O Sr. dos Anéis assistiu comigo e toda minha família acabou assistindo de tabela. E eu via trocentas vezes, tanto que acabamos aqui em casa imitando certas cenas e trazendo pro nosso cotidiano, voltando ao assunto, acabei por comentar isso com a terapeuta e ela me deu a dica, se é comédia que te faz bem então assista. Sempre que estiver entrando num momento desses, assista uma comédia, ou lembre dela e se isso te fizer bem então está aí o tal "estalo" que você precisa.

Então eu comecei a procurar todos os momentos de riso que me faziam sentir bem e acabei num mar de comédias.

Nóis na Fita - O show de comédia em que os atores do Zorra Total: Leandro Hassum e Marcius Melhem são protagonistas, é composto por 8 partes de riso certeiro. Eles já começam interagindo com o público que fica muito à vontade com eles, e o resto é só riso um atrás do outro, todos os assuntos que eles abordam são do cotidiano e mostram isso com muito mais muito humor. Sei que quem já viu sabe disso.

Os Normais. Quem não ficou esperando toda semana pra ver os episódios em que esses dois grandes atores, Luiz Fernando Guimarães (Rui) e Fernanda Torres (Vani) apimentam o dia dia dos casais com comédia, eles não contam piadas, eles são a piada, e fazem isso numa naturalidade que você se explode de rir em perceber que às vezes comete as mesmas gafes que esses dois representam tão bem. Eu me acabava de rir só em ver a cara dos dois e pior ficava me analisando em determinadas situações que eles mostravam, tipo, caramba eu faço a mesma coisa!. Outro riso certeiro. Daí veio o filme 1 e depois o 2 e ficamos na saudade lembrando de todos os risos que demos, por causa desses dois.

Esse é clássico, eu chorava de tanto rir. De 1996 a 2002 eu ficava grudada nos domingos torcendo pra acabar o Fantástico só pra me desdobrar de rir. Quem não lembra do Caco Antibes (Miguel Falabela) com aquela pose de rico (sem nenhum tostão no bolso), com suas frases célebres: "Cala boca Magda!" ou "Eu odeio Pobre" ou ainda "Pobre adora cajuzinho, toda festa de pobre tem.", e a Magda (Marisa Orth) falando aquelas abobrinhas que acabaram virando pérolas. Não tirando os outros personagens de cena, O tio Vavá (luis Gustavo) e Cassandra (Aracy Balabaniam) essa quando se juntava com o Falabela davam show. E os outros que entram e saíram mas que ficaram na história não dá pra listar todo mundo.


Esse é mais um dos meus favoritos. Também comecei assistindo no You Tube por indicação de uma amiga, pois tinha uma personagem que ela lembrava muito de mim, e acabei comprando o DVD. A Terça Insana foi um projeto humorístico apresentado, como sugere o nome, toda terça-feira por diferentes atores interpretando variados personagens. Composto por um elenco que se modificava em cada temporada. Com poucas exceções, a maioria dos quadros é monólogo com cerca de dez minutos de duração. Foram inúmeros personagens, mas eu tinha uma predileção por alguns deles: A Irmã Selma (uma religiosa muito esquisita), D. Edith (líder comunitária da favela), Vovó Arlinda (uma vovózinha muito arretada), Leila (perfeita caricatura de socialite), Aline Dorel (uma atriz decadente movida a antisiolíticos e anti-depresivos) e outros tantos que o riso é mais que uma terapia.

Pois é me dei conta que estava numa fase de Terapia do Riso, o que deve ser isso?

Terapia do Riso

A Terapia do Riso é uma técnica terapêutica de sutilização, pois ela possibilita o resgate do nosso otimismo, do bom astral, do bom-humor, enfim, do estar de bem com a vida; um estado natural da nossa criança interna, um ser absolutamente espontâneo e sutil.
Assim, a Terapia do Riso tem como propósito essencial facilitar o Resgate da Alma, uma parte absolutamente sutil de nosso Ser. Uma pessoa desanimada está sem anima (Alma). Uma pessoa mau-humorada está densa e desidentificada da sua alma, da leveza, da inspiração.
Mas, o bom astral não é apenas um estado de alma, é também uma oportunidade de perceber, sentir e pensar a vida como ela é. Como ela se apresenta ou magnetiza. Cada desafio passa a ser percebido como uma oportunidade para transformar, superar, crescer.
Esta é a grande alquimia da vida: transformar desafios em superação, sublimação.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Pensando nisso tudo acho que o melhor da vida é rir e muito, chorar de tanto rir, dar gargalhadas até das nossas patetices, e quando os momentos de preocupação vierem não podemos descartar de fazer graça.

Então vamos rir meninas!

Beijos

Categories:

Leave a Reply

Comentários são muito bem vindos, sempre, a opinião mesmo que contrária será sempre respeitada. Porém aqueles que fugirem às regras do respeito mútuo não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.