Make-Up para as Lindinhas!



Pois é mais uma vez a Gi, já devidamente apresentada à vocês, vou falar de um problemaço que tenho. Como toda menina a Gi tem uma vaidade incrível, não dá pra dar mole com maquigem nenhuma minha, que quando eu vejo ela taca no rosto. Aí é um corre pra cá, corre pra lá, a avó falando que não pode, eu lavando o rosto dela, uma zona generalizada.

Então eu dei uma ordem explicíta aqui no prédio (eu chamo de prédio por que originalmente era uma casa de dois andares que virou três casas), ninguém compra mais maquiagem pra ela que não seja infantil, quando depois de dar a ordem é claro arranjei sarna pra me coçar, tive que ir atrás de informações sobre o assunto e provar por A + B porque as normais são tão prejudiciais, claro que como minha amiga Roberta do "e isso é glamour?" sempre me fala, procura no amigo o Google. Entao vai lá, pra todas vocês que tem as Lindinhas em casa:

"O que antigamente se tratava de uma brincadeira de criança para imitar "gente grande" ou se limitava a um gloss na boca, hoje em dia deixa o Brasil nos primeiros lugares dos países que mais vendem cosméticos especializados para o público infantil.

Não por acaso, empresas lançam uma infinidade de produtos de beleza direcionados a meninas, usando cantoras e apresentadoras de TV famosas para fisgar essa garotada.

No entanto, os especialistas alertam os riscos do uso prematuro da maquiagem. Os dermatologistas explicam que a pele das crianças é mais sensível e por isso absorve em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem, podendo causar alergias.

Mesmo que a alergia não apareça de imediato, com o passar do tempo, a pele da criança absorve essas substâncias e, consequentemente, as alergias podem aparecer até com produtos que não tenham nada com a maquiagem, como uma tinta de caneta que contém substâncias em comum com as da maquiagem.

Geralmente, produtos de maquiagem voltados para crianças não contêm substâncias “pesadas”. O risco é quando a mãe empresta à filha seus produtos, o que acontece na maioria das vezes.

Cuidados - O melhor é usar a maquiagem aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), específica para o público infantil. Uma maquiagem infantil boa é aquela que sai mais facilmente (com água), diferente das maquiagens feitas para adultos. Mesmo a maquiagem infantil deve ser usada com moderação. Alguns produtos têm até o gosto ruim, justamente para que as crianças não levem à boca.

Menina-mulher não é legal - O uso muito cedo da maquiagem pode fazer com que a criança só se sinta bem se estiver com a maquiagem. Para ela, estar na moda é a melhor maneira de estar bonita, havendo o risco de erotização precoce.

A maquiagem feita em uma criança deve ser usada em eventos especiais e não no dia-a-dia. Não pode se deve tornar hábito. A vontade é natural, mas os pais não devem incentivar a criança, somente se for de um modo lúdico, como parte de uma fantasia, por exemplo.

O interesse cada vez mais precoce se deve tanto à cultura da moda, ao incentivo dos pais e à mídia que cria cada dia produtos mais chamativos, com embalagens e propagandas que deixam os pequenos fascinados.

E como os pais podem descobrir se a sua filha está exagerando ou não? Observar a criança na sua rotina e verificar se essa vaidade está obsessiva: a criança acha sua imagem mais importante do que viver a vida de criança, quando vai para a escola ou a um passeio parece mais um mini adulto e seu impulso de comprar cosméticos está sem controle.

Incentivar a brincadeira como a imitação dos pais que são os "heróis" das crianças é muito positivo para o desenvolvimento dos pequenos, mas tornar os pequenos "escravos da moda" ou dar aos filhos tudo o que pedem é prejudicial.

Guia do Bebê- Maquiagem Infantil
Mas que maquiagem comprar pra satisfazer essas pequenas? Ó duvida cruel!

Eu prefiro não entrar no assunto de marcas e afins porque acho que cada mãe tem seu gosto e marcas preferidas, eu tenho as minhas e nem sempre o que serve pra minha lindinha serve pra lindinha de vocês, cada criança é diferente. Então é melhor deixar vocês ao encargo da procura desses makes para elas.

Beijos

Categories:

5 Responses so far.

  1. Marília, eu concordo, ver aquela Suri de salto alto é de matar, coisa mais estranha, acho bonitinha criança querer imitar os pais, e de vez em quando a gente fazer um mimo e fingir que estamos maquiando as pequenas, sim, fingir, porque só de encostar o batom ou o blush nelas, elas acham que estão abafando....e é essa a brincadeira, mas é só, bem, pelo menos é essa a minha opinião, criança tem que ter cara de criança!! beijocas

  2. Rô, eu concordo, a Gi brinca em casa com makes, mas para sair sai com cara de criança e roupa de criança, porque é horrível sair tipo mãe grande, às vezes sou eu que combino a roupa com ela, tipo ela bota uma roupa rosa e eu coloco também mas todas no estilo da idade certa.

  3. só um pequeno adendo, a Gi tá a coisa mais fofita!!! Parabéns pela filhota!! beijim!!

  4. Unknown says:

    amei o post e as fotos da gigi... se eu morasse perto de vc iria fazer desenhos nas unhas dela como eu faria na minha filha se eu tivesse uma!

Leave a Reply

Comentários são muito bem vindos, sempre, a opinião mesmo que contrária será sempre respeitada. Porém aqueles que fugirem às regras do respeito mútuo não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.